Extrato de Faturas:
Ao clicar no Menu Faturas, você verá uma lista com todas as faturas geradas pelo sistema financeiro do Nexur. Essa listagem exibe o resumos das faturas e o estado em que se encontra cada fatura. Ao clicar em alguma das faturas dessa lista você entra na página de detalhamento de cada fatura para ver mais informações e ações disponíveis como por exemplo reembolsar, cancelar , emitir 2ª via, ou copiar o link para pagamento da fatura.
Detalhamento da Fatura:
Ao Clicar Em uma fatura você vai ver uma página com o detalhamento da fatura e os botões de ações disponíveis para aquela fatura.
Resumo da Fatura:
Nome do Comprador; Forma de pagamento escolhida; Data de emissão da Fatura; Tipo do produto se é uma assinatura recorrente ou avulso; Nome Do Produto; Valor Total; e o Estado da Fatura.
Status da Fatura:
Paga: O financeiro recebeu a confirmação de que aquela fatura já foi paga pelo cliente.
Pendente: A fatura foi gerada. Mas o pagamento ainda não foi recebido. Ex: Cliente gerou o boleto mas ainda não pagou.
Expirada: O prazo de até 3 dias para o pagamento daquela fatura venceu.
Cancelada: A fatura foi cancelada pelo botão de “Cancelar” no de detalhamento da fatura.
Reembolsada: A fatura foi estornada. O valor devolvido será exibido como creditado na próxima fatura do cartão de crédito do cliente.
Em Protesto: A fatura já paga por cartão de crédito foi notificada como não reconhecida pelo dono do cartão. Nesse caso se deve entrar em contato com o cliente para saber para comprovar que você realmente entregou o serviço ou produto. Ou se a compra foi uma tentativa de fraude.
Contestada: (Chargeback) Significa que a fatura que estava “Em Protesto” foi reembolsada. Nesse caso o valor da fatura que estava creditado, será negativado no Extrato de Movimentação.
Detalhamento das Taxas Descontadas:
Você pode acompanhar com total clareza quais os valores das taxas e tarifas que são descontadas no valor da venda de acordo com o meio de pagamento utilizado. Assim sabe exatamente quanto vai receber.
Botões de Ações Disponíveis:
Quando existem medidas de ações que estão disponíveis para a fatura elas aparecem no formato de botões:
Link da Fatura: Abre uma página com as informações da fatura para ser compartilhada com o cliente. Dessa forma o cliente pode ver os detalhes da fatura e esclarecer qualquer dúvida. Bem como, o cliente também pode efetuar o pagamento por essa página mesmo caso a fatura ainda esteja com o status de “Pendente”
Reembolsar: Estorna o valor pago por cartão de crédito ou efetua o reembolso por pix. O valor devolvido será exibido como creditado na próxima fatura do cartão de crédito do cliente.
Cancelar: Cancela a fatura impossibilitando o pagamento.
Emitir 2ª via: Faz o reagendamento da fatura para o dia seguinte caso o cliente peça um prazo maior para regularizar com o cartão ou queira que um novo boleto seja gerado. Nesse caso a fatura atual é cancelada e uma nova é gerada com os mesmos status e propriedades da anterior.
Histórico da Fatura:
No histórico é listado por data todos os acontecimentos que incidiram sobre a fatura, como por exemplo: Data em que a fatura foi gerada; Quando foram enviados emails de cobrança; Quando a fatura foi vista pelo cliente; Quando foi paga; Se ocorreu algum erro no cartão e outras informações importantes para o acompanhamento da transação.
Prazos de Confirmação
ATENÇÃO! Os pagamentos realizados por boleto e pix podem demorar até 2 dias úteis para serem recebidos pelos bancos e enviados para sua carteira no Nexur. No cartão de crédito a transação é aprovada imediatamente.
Assim que o cliente finaliza o preenchimento do formulário de compra (checkout) uma fatura é gerada. Mas dependendo do meio de pagamento escolhido o cliente pode demorar para pagar.
Por exemplo: O cliente pode gerar o boleto hoje e só pagar amanhã. Nesse caso a fatura ficará como “Pendente” até o pagamento ser recebido e mudar o status para “Paga”
Caso ultrapasse 3 dias da data de criação da fatura e o pagamento não seja confirmado, o status muda para “Expirada”
Portanto em alguns casos pode ser necessário o pedido do envio de comprovante de pagamento do boleto para ativação do aluno.
Notificações de faturas no app e por email
Tanto você quanto o cliente recebem avisos e alertas gerados por uma fatura.
O Cliente recebe por email quando uma nova fatura é gerada, os emails de cobrança das faturas recorrentes e pelo app as fatura que estão vencendo também são notificadas.
A academia ou o treinador assinante do Nexur recebe as notificações pelo app e pelo sistema web os avisos de novas vendas, faturas geradas, faturas vencidas e canceladas.