Como fazer uma avaliação física personalizada

avaliação física personalizada Nexur

Se você não gosta de perder tempo e pensa sempre em prestar um serviço de qualidade e que gere resultados reais para os seus alunos, neste artigo vamos te mostrar como fazer uma avaliação física personalizada em minutos.

Você saberá como montar avaliações de forma:

  • Rápida - Com modelo pronto e apenas alguns cliques;
  • Eficiente - Com cálculos de protocolos automáticos;
  • Prática - Da produção e aplicação até o envio para o seu aluno.

Todos sabemos que a avaliação física é essencial para a prática de qualquer exercício físico, principalmente para aqueles que envolvem uma expectativa alta do aluno, seja para melhorar sua performance no caso de atletas, para perder quilos indesejados ou até mesmo para prevenir ou reverter quadros de risco de saúde.

A questão é que…

Essa parte essencial para a prescrição de treinos, acompanhamento e evolução dos alunos tem sido deixada de lado por muitos personais e academias.

 

Porque alguns personais e academias não “sabem” como fazer uma avaliação física eficiente…

Não estamos aqui para criticar a formação, nem habilidades de ninguém.

A questão é que tem se tornado cada vez mais comum ver 2 tipos de situações:

Situação 1 - Academias em que os personais prescrevem um treino genérico para todos os alunos, sem passar antes pela avaliação física, resultando em lesões, alunos desmotivados e uma alta taxa de desistência…

Situação 2 - Personais que não tem um planejamento definido, que aplicam avaliações e treinos genéricos porque não sabem como fazer uma avaliação física assertiva e mostrar para os alunos o resultado do seu acompanhamento, também levando ao mesmo final já citado acima.

Parte deste problema se deve ao fato de não terem um forma de trabalho definida sobre como fazer uma avaliação física.

Muitos personais e academias ainda estão perdidos porque:

Não especificam a avaliação de acordo com o aluno - Personais estão tão sobrecarregados de tarefas, uma alta carga horária de trabalho, vários alunos para acompanhar e sua vida pessoal, que na falta de tempo acabam pegando um modelo pronto e genérico de avaliação e aplicando para todos os alunos, sem analisar quais seriam as melhores questões a ser adicionadas. Ou até mesmo pulando essa parte tão importante.

Não se posicionam em um nicho específico - Preferem atender todo e qualquer cliente que surgir, sem construir um posicionamento de atendimento a um grupo específico. Não seria muito mais fácil montar uma avaliação física focada em um só nicho? Se você atende só atletas, só idosos, só mulheres ou só trabalha com alunos de reabilitação, seria possível ter uma avaliação física muito específica e sem sombra de dúvida, muito mais eficiente para a prescrição de treinos.

Não tem o objetivo claro de quantos alunos quer atender - Sem planejamento dificilmente você conseguirá chegar onde deseja, e o que mais vemos é que muitos personais não conseguem aumentar sua lucratividade e nem mesmo fazer da terceirização de avaliação física um negócio rentável, pelo fato de não estruturar uma avaliação personalizada e que tenha um diferencial claro para os seus alunos. A principal causa desse motivo nos leva ao próximo tópico...

Não usam a ferramenta certa para fazer avaliações - A ferramenta que você usa não determina a sua qualidade, mas determina o seu tempo de trabalho. Se depois de coletar as informações da avaliação física você não tem um programa ou software eficiente para armazenar estes dados, metade do seu trabalho será fazer e outra metade será perdida procurando entre tantos documentos os dados que precisa.

A ferramenta influencia até mesmo na sua lucratividade, pois como gerir tantos alunos utilizando uma planilha, documento no Word, fazendo o envio por whatsapp, email, respondendo dúvidas de alunos, etc... Só de pensar em quantas etapas serão necessárias para entregar uma avaliação já é desmotivador.

Seria ótimo encontrar uma opção que permitisse a você criar uma avaliação personalizada, específica, de fácil escala para muitos alunos e principalmente, que pode ser feita em poucos minutos...

 

Felizmente, existe uma solução rápida e prática para fazer avaliação física

Você já calculou quanto tempo leva para criar e aplicar uma avaliação física, salvar o documento, procurar o documento, enviar para o seu aluno por email ou whatsapp. Já teve algum problema relacionado a exportação do arquivo, ou falando da parte mais básica, você acha o programa que usa atualmente fácil de usar e garante a possibilidade de entregar mais avaliações físicas de alunos sem causar problemas?

Para facilitar este processo foram criados softwares e aplicativos capazes de tornar este processo cheio de etapas em algo prático e com tudo em um só lugar, com um ótimo custo-benefício, capaz de te ajudar a agilizar o processo de construção e aplicação de avaliação física.

Com um software para montar avaliação física é possível:

  • Montar avaliações mais completas e específicas;
  • Gastando menos tempo para montar e aplicar;
  • Armazenar tudo em um só lugar tornando a gestão mais fácil;
  • E enviar mais rápido para seus alunos, entrega instantânea.

Um bom software para fazer uma avaliação física personalizada deve:

Permitir montar sua avaliação como quiser - Você poderá montar sua avaliação com as perguntas que quiser e deixá-la salva para usar com seu próximo aluno.

Ter um modelo de avaliação pronto - Bastando inserir os dados que a avaliação estará disponível para o seu aluno preencher.

Protocolos com cálculos automatizados - Cálculo automatizado para os protocolos: Pollock 7 dobras, Pollock 3 dobras e Bioimpedância.

Inserção de imagens ou arquivos - Você poderá inserir fotos, exames ou qualquer documento pertinente na avaliação do seu aluno.

Gráficos de Monitoramento - A evolução dos resultados pode ser acompanhada por gráficos gerados automaticamente para motivar seus alunos.

Agora que você já sabe de todas as facilidades que um software pode proporcionar, veja agora como você poderá montar uma avaliação de forma rápida e sem dor de cabeça.

 

Como fazer uma avaliação física personalizada: O passo a passo

Veja como é fácil criar uma avaliação personalizada em poucos minutos.

 

PASSO 1 - CRIAR UMA SESSÃO

Primeiramente defina o nome da sua avaliação no campo “Descrição”.

Logo após selecione no botão verde a “Sessão”.

Você pode por exemplo definir como nome da sessão: Anamnese.

 

PASSO 2 - ESCOLHA E CONFIGURE OS TIPOS DE PERGUNTAS QUE DESEJA

  • TIPO 1 - OBJETIVA
  • TIPO 2 - DESCRITIVA
  • TIPO 3 - MÚLTIPLA ESCOLHA

PASSO 3 - ADICIONE OS CAMPOS PARA AS FOTOS DE SEU ALUNO

PASSO 4 - ADICIONE ESPAÇO PARA O TEXTO LONGO

Após isto clique em "Salvar".

Você pode estar achando que está incompleta.

Agora que você já viu sobre como fazer uma avaliação física personalizada, chegamos a segunda parte: A aplicação da avaliação física.

Ao aplicar a avaliação para um aluno, automaticamente serão inseridos estes 3 campos de cálculo automático:

  1. PESO E ALTURA
  2. PERIMETRIA
  3. COMPOSIÇÃO CORPORAL

Você já viu como fazer uma avaliação física personalizada, neste vídeo veja como aplicá-la na prática. É rápido e fácil!

Agora que você já sabe como fazer uma avaliação física personalizada…

Que tal conhecer um software que inclui sistema e aplicativo para você criar e aplicar avaliações físicas e o seu aluno receber os treinos de forma rápida e sem complicações? Conheça o Nexur. Além de avaliações personalizadas você ainda pode poderá fazer a Gestão de seus Alunos, Montar treinos, Agendar aulas, Criar um Ranking de competição entre seus alunos e até publicar seu Aplicativo Próprio com seu nome e logomarca. Saiba mais aqui!

6 comentários em “Como fazer uma avaliação física personalizada”

    1. Olá Cleber,
      Para que seu aluno visualize a avaliação é preciso aplicar para ele individualmente. O seu aluno poderá visualizar e responder apenas a Anamnese pelo aplicativo Nexur Fit.
      Para visualizar a Anamnese seu aluno deverá clicar em “Avaliações” para ver as que já estão disponíveis.
      Para responder uma nova seu aluno deve clicar em Avaliações -> Clicar no botão + -> Escolher a avaliação que você orientou -> Responder avaliação -> Clicar em Salvar.
      A parte correspondente a Peso e Altura, Perimetria e Composição Corporal apenas você personal terá acesso para preencher.

      Caso ainda tenha alguma dúvida pode nos enviar um email para o endereço:contato@aplicativonexur.com.br

      Att,
      Cecília Rodrigues

  1. Sandro Luis de Matos

    Na avaliação há comparativo entre a 1ª Avaliação e a Reavaliação? Gera algum gráfico?

    1. Sim Josué Walter. Tanto os campos de múltipla opção quanto qualquer outro ficam salvos na sua avaliação.
      -> Você pode criar uma avaliação customizada como quiser, do seu jeito, com qualquer tipo de campo. Após criar uma avaliação com os campos que você escolher você poderá deixar essa avaliação salva para utilizá-la com o próximo aluno e assim economizar tempo e ter uma avaliação própria do jeito que preferir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *