Planilha de treino x Aplicativo personalizado

planilha de treino ou aplicativo personalizado

Planilha de treino ou Aplicativo personalizado? Descubra definitivamente qual a melhor opção

Neste artigo você verá quais os prós e contras de duas ferramentas que se tornaram essenciais para os personais: a planilha de treino e o aplicativo para personal trainer. Você descobrirá de uma vez por todas porque personais estão escalando suas vendas nacionalmente e montando treinos em minutos, enquanto outros continuam perdendo tempo, dinheiro e alunos.

Está claro para todos que o mercado fitness tem crescido estrondosamente e a procura por personal trainer também. Os hábitos das pessoas mudaram e a consultoria de personal trainer online agora é uma oportunidade real.

Por isso te pergunto: Você já parou para pensar sobre quanto tempo leva para montar um treino para o seu aluno? Se a resposta for não, essa é a hora de começar a colocar na balança se é melhor continuar usando sua planilha de treino ou investir em um aplicativo para personal.

 

As vantagens e desvantagens da Planilha de treino

Precisamos começar dizendo que, nem tudo é 100% bom, nem 100% ruim. Tudo é relativo quando se trata de método de trabalho.

Assim como existem profissionais migrando de vez para o aplicativo para personal, há aqueles que não conseguem abrir mão da planilha de treino.

Se você personal tem o foco no atendimento presencial, é perfeitamente aceitável que prefira continuar montando e atualizando treinos em planilhas, já que tem contato direto com seus alunos para instruí-los em como realizar os exercícios.

A planilha de treino eficiente sempre dependerá de dedicação e tempo. Se você já tem um método estruturado, fará tranquilamente o controle de cadastro de alunos, a atualização do controle de pagamentos e o principal, a prescrição de treinos.

Assim como também é possível comprar planilha de treino pronta e ir preenchendo de acordo com as características dos seus alunos atendidos.

Há até mesmo personal trainers que utilizam a planilha de treino como ferramenta para consultoria de treino online, normalmente cobrando por planilha enviada. Mas é válido lembrar que os mesmos personais contam com uma equipe e conseguem entregar um grande volume de planilhas. E, até aí tudo bem, porque em time que está ganhando, não se mexe.

Mas… Nem tudo são flores com a planilha de treino…

A realidade comum é ver que muitos personais estão trabalhando até 12 horas por dia atendendo seus alunos de academia e de sua consultoria para complementar a renda. Parte desse tempo a mais de trabalho se deve a tarefa mais básica da profissão: montar treino.

Mesmo com uma planilha estruturada já será no mínimo 1 hora em frente ao computador para montar todos os treinos dos alunos.  

E infelizmente o problema não para por aí...

Vamos começar falando sobre o programa mais utilizado para montar planilha de treino, o Excel.  Ele já tem muitas versões de atualizações e isso significa que, dependendo do modo como você salvar e exportar o seu treino, a mesma planilha tem grandes chances de não funcionar em outro computador com outra versão do programa, podendo perder treinos completos que levaram tempo e dedicação.

Mesmo optando por abrir em um programa na nuvem, infelizmente nem todas as fórmulas e cálculos estarão funcionando lá. O que será mais um retrabalho.

E além das dificuldades do programa, ainda tem o envio para os alunos. E se o seu aluno não usa Windows, temos mais um problema, pois para computadores Mac será necessário exportar em um formato diferente, como .xls, .xlsx e muitos “x” pela frente…

Se você se considera um personal organizado, sabe que uma consultoria de qualidade envolve organização. Sem uma planilha de treino complexa, será inviável organizar tudo em um lugar só. Serão necessárias planilhas para controle de alunos, para controle de pagamentos, para as avaliações e por aí vai…

Chega um momento em que apenas a planilha não é mais tão atrativa e ilustrativa para o aluno, então personais tem usado além do Excel, o Word e alguns outros programas. O que só torna mais difícil gerenciar e lembrar de todos esses documentos. Dependendo da quantidade de alunos atendidos, será um problema.

Para se livrar disso existem 2 caminhos.

O primeiro é comprar uma planilha de treino pronta e complexa, que você pagará um valor único de cerca de R$30,00 a R$150,00, e terá a sua disposição um esquema estruturado, dividido em funções para os treinos, controle de alunos e controle financeiro. Junto com um  manual, com fórmulas e instruções para utilizá-la de forma certa.

Entendendo que levará um bom tempo de estudo e assim como qualquer outro método de gestão precisará de atualização diária, semanal, quinzenal ou mensal. Estando ciente das vantagens e problemas citados acima. Mantendo um ritmo de trabalho tranquilo com poucos alunos, ou estendendo sua consultoria através da contratação de mais membros para a equipe.

Ou…

Optar pelo segundo caminho e investir em algo diferente do tradicional, que tem atraído mais clientes e diminuindo o tempo de trabalho de personal trainers, reduzindo as horas em frente ao computador. Começando a entender porque a planilha de treino está se tornando obsoleta.

 

Porque cada vez mais personais estão abandonando a planilha de treino?

As pessoas estão dando mais valor a saúde e procurando novas formas de praticar exercícios com diferentes objetivos como: ficar sarado, para caber naquele vestido, porque querem o corpo ideal para o biquíni, para ganhar músculos, para arrumar um namorado (a) e tantos outros…E para essas pessoas a internet tem muitas opções, como dietas mirabolantes e aplicativos com treinos duvidosos.

Para destacar seu trabalho em meio a tantos holofotes, vários personais chegaram a conclusão de que não é mais o bastante apenas montar uma planilha de treino e enviar para o aluno. É necessário ter um método único e atrativo, aliado a uma consultoria de qualidade, que proporcione praticidade, e mantenha seus alunos motivados.

Os personais estão abandonando a planilha de treino porque:

    • Não querem mais passar horas em frente ao computador preenchendo planilhas e mais planilhas;
    • Estão cansados de longas jornadas de trabalho;
    • Não veem na planilha de treino a possibilidade de gerenciar um grande número de clientes de forma prática;
    • Não veem possibilidade de escalar a sua consultoria e aumentar a lucratividade sem a ajuda de uma equipe;
    • E não veem a planilha como algo atrativo para os seus alunos.

 

O Aplicativo para Personal Trainer pode te ajudar a conquistar mais clientes, com menos horas de trabalho.

Talvez esteja se perguntando o que um aplicativo pode ter de tão extraordinário. Não estamos falando em um chamariz de cliente, nem mesmo em um milagre da multiplicação de alunos. O aplicativo para personal trainer tem justamente o que pode tornar qualquer negócio lucrativo: a simplicidade.

Pense em toda a “logística” de atualizar planilha, salvar planilha, enviar planilha ou imprimir a planilha para os seus alunos.

Com o aplicativo para personal trainer já estará tudo no objeto mais utilizado do momento pelo seu aluno, aquele que não largamos durante o dia inteiro: o celular.

As vantagens para o seu aluno são:

    • Os treinos estarão sempre à mão;
    • O aluno poderá baixar no próprio celular, sem precisar pegar fichas ou ver planilhas;
    • Exercícios ilustrados em imagens, gifs ou até mesmo com seus vídeos;
    • Calendário de aulas no app;
    • Poderá visualizar seus gráficos de desenvolvimento a qualquer momento, o que vai gerar mais motivação para continuar treinando;
    • E, principalmente, terá a visão completa dos resultados gerados pelo seu trabalho.

Todos estes fatores contribuem não só para que você conquiste novos clientes, mas também para que a sua consultoria tenha um valor agregado, motivando a retenção de alunos.

 

O aplicativo para personal trainer vale o investimento?

Se você deseja continuar atendendo poucos clientes, sendo a maioria presencial, continue utilizando a planilha de treino, formulada por você ou invista em uma nova, como esta por exemplo.

Mas…

Para montar treinos de forma mais rápida e disponibilizar uma metodologia de consultoria online para um grande número de alunos, você precisa de um aplicativo que proporcione:

  • Montar treinos de forma prática através de um banco de exercícios prontos;
  • Criar exercícios no aplicativo, com suas fotos e vídeos, entregando um serviço exclusivo para seus alunos;
  • Replicar treinos prontos de outros alunos e poupar tempo;
  • Gráficos de desempenho para garantir a maior motivação dos alunos ao ver seus resultados;
  • Customização com as cores que desejar;
  • Publicação com seu nome e logomarca;
  • Que ocupe menos espaço no seu celular e no celular dos seus alunos.

 

Como assinar um aplicativo para Personal Trainer?

Se você já decidiu que precisa de um aplicativo conheça o Nexur Trainer.

Conquiste novos clientes para sua consultoria através de um aplicativo poderoso que otimiza a prescrição de Treinos, Avaliações Físicas e conta com Gráficos de Desempenho, Avisos, e Agendamento de Aulas.

Saiba mais sobre o aplicativo para personal trainer Nexur, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *