4 Formas de personalizar os treinos para seus alunos

4 Formas de personalizar os treinos para seus alunos

“A forma como você ensina o seu aluno pode resultar em fidelização ou em desistência.”

Logo de cara o seu aluno precisa sentir que terá um suporte profissional e ter segurança de que vai conseguir executar os exercícios da forma certa.

É por isso que é tão importante dar atenção a forma como você está entregando os treinos.

É essencial ter uma forma eficiente de mostrar para o aluno a execução correta dos exercícios se você faz consultoria online e também para dar o apoio necessário ao aluno que tem o seu atendimento presencial caso você não possa atendê-lo naquele dia.

Pensando nisso muitos personais utilizam uma dessas 3 formas:

  • Enviam as fotos ou vídeos do exercício por Whatsapp para o aluno
  • Utilizam a planilha com nome dos exercícios e link para fotos da internet
  • Ou enviam a ficha de treino para o aluno imprimir

Não há nada de errado em utilizar um desses métodos, pois cada um se vira como pode.

A questão é que na vida toda escolha tem uma consequência.

Enviar os treinos por whatsapp pode até parecer prático a primeira vista para o personal, mas se for analisar, a possibilidade do seu aluno perder os vídeos e fotos por apagar sem querer da galeria do celular ou não ter espaço suficiente na memória do celular é grande. 

Com o decorrer do tempo pode até mesmo ficar desorganizado para o aluno visualizar os treinos na ordem correta.

A planilha também não costuma ser tão prática para o aluno ver pelo celular e até mesmo as fichas de treino também não são as mais queridas dos alunos por serem ruins de visualizar no celular ou porque é preciso imprimir.

O fato é que, independente da forma que você escolher enviar os treinos, você precisa ter em mente, principalmente quando for trabalhar com alunos que estão no nível inicial, que eles não vão saber todos os nomes dos exercícios e nem muito menos a execução correta.

Por isso o objetivo deve ser sempre proporcionar a melhor forma do seu aluno visualizar o exercício, assim ele poderá aprender a executar com mais rapidez e vai conseguir alcançar resultados com o seu trabalho.

O ideal é você ter um banco de exercícios personalizados, para facilitar sua prescrição de treinos, ajudar o seu aluno e conseguir enviar os treinos de forma fácil, que não tome grande parte do seu tempo.

Vou te mostrar como um aplicativo para personal trainer pode te ajudar com isso.

No app da Nexur sempre damos 2 opções para os personais: 

  • Utilizar o banco de exercícios pronto da Nexur, com mais de 200 exercícios já cadastrados e ilustrados
  • Ou criar um banco personalizado, seja com você mesmo executando, seu aluno ou um modelo que desejar.

Dessa forma você conseguirá:

  • Ensinar o seu aluno de forma mais eficiente 
  • Poderá personalizar os treinos com exercícios ilustrados
  • Poderá mostrar sua imagem  executando os exercícios para o aluno, aumentando assim a proximidade aluno-personal
  • E ter mais praticidade no envio e maior organização tanto para você quanto para seu aluno acompanhar

Vou te mostrar na prática como personalizar os treinos do seu aluno usando 4 formas de ilustrar os exercícios com o aplicativo Nexur Trainer ou o nosso Sistema Web Nexur.

 

4 Formas de personalizar os treinos

1 - Inserindo imagem

Se o exercício é de fácil compreensão e de fácil execução, você pode adicionar apenas uma foto para ilustrar.

Sempre recomendamos que para facilitar a visualização, tire fotos ou selecione fotos que sejam sempre posição vertical.

Outra boa prática é verificar como está a resolução da imagem, deve estar legível, mas não com a resolução muito alta, pois isso pode deixar a imagem muito pesada para o aplicativo.

2- Inserir duas ou mais imagens para gerar um .gif

Quando o exercício tem um certo grau de dificuldade ou se você quer colocar vários em uma sequência, como é o caso dos treinos bi-set e tri-set, facilita muito o entendimento do aluno fazer um gif animado. 

Assim ele acompanha o movimento de forma fácil e vê como executar da forma certa.

Selecionando duas ou mais imagens da sua galeria é possível gerar o gif animado.

Escolha quantas quiser para personalizar o treino. Recomendamos que as fotos estejam sempre na posição vertical e com resolução média.

3- Gif animado

Pelo Sistema web você pode colocar o gif para personalizar o treino. A vantagem dele é que você pode pegar algum pronto na internet ou você mesmo pode fazer.

Aqui na Nexur, alguns personais fazem seus próprios gifs com sua logomarca e identidade visual para personalizar os treinos. O que passa para o aluno uma imagem mais profissional e ao mesmo tempo, se sentem mais próximos do personal.

Para criar um novo exercício inserindo o gif para ilustrar, você deve acessar o Sistema Web http://fit.nexur.com.br/ que pode ser usado tanto no celular quanto no computador. Clique sempre no campo Fotos para inserir o gif.

Dica: Usando o app Gif Me! você tem as opções de: gravar a execução do exercício já no formato .gif abrindo a câmera, pode transformar um vídeo que você já gravou em gif e até mesmo selecionar fotos para transformar em um gif.

Obs: Gifs criados no Whatsapp são salvos automaticamente como MP4 em celulares com sistema Android, por isso sempre indicamos que ao gravar o gif envie para o seu email e coloque usando o sistema no computador. Utilizando o app indicado ou se você usa iphone isso não ocorrerá.

4 - Vídeo do Youtube

Muitos personais utilizam o vídeo porque podem explicar melhor os exercícios falando para os alunos ou até mesmo para executar uma sequência de exercícios como o Método Tabata ou Circuito.

Para criar um exercício com vídeo você deve subir o seu vídeo para o Youtube ou pegar o link de um vídeo que desejar e colocar no campo Youtube do sistema ou do app Nexur.

Uma sugestão que sempre falamos é que você pode configurar os seus vídeos do seu canal como Não-listado, assim só quem tem o link conseguirá ver. Colocando seu vídeo como Privado, só você consegue visualizar, dessa forma se colocar o vídeo no app, seus alunos não vão ter acesso.

Obs: Sempre que cadastrar um exercício que tem um vídeo no app ou sistema, recomendamos que coloque uma foto também, assim a foto ficará com uma espécie de capa ou prévia do exercício. Além de deixar também o exercício mais personalizado alguns personais colocam sua logomarca como capa ou o nome do Desafio que está fazendo, o que facilita a identificação do aluno.

Agora que você já sabe como é fácil personalizar os treinos, dê o próximo passo!

 

Otimize o aprendizado do seu aluno e fidelize mais clientes

Além de personalizar os exercícios do treino, você também poderá proporcionar a melhor experiência para o seu aluno. Com o app próprio para eles, o Nexur Fit, além de visualizar os treinos, seu aluno terá acesso também a: Avaliação Física, Calendário de Treinos, Ver os Gráficos de Desempenho, participar do Ranking de Desafios e muito mais.

Clique aqui para conhecer saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *