Como montar um treino

Como montar um treino

Como montar um treino eficiente e agregar valor a sua consultoria

Conheça o passo a passo sobre como montar um treino capaz de gerar resultados para o seu aluno e como você pode parar de perder alunos e começar a escalar sua consultoria de personal trainer ou fidelizar mais alunos para a sua academia.

Prescrever um treino é um processo complexo, que envolve algumas etapas cruciais, que muitas vezes pela correria ou falta de atenção são deixadas de lado. Esbarram diretamente em 3 questões primordiais para fidelização de um aluno: a performance, a segurança e a expectativa.

O primeiro erro sobre como montar um treino começa na avaliação física. É comum só passar o olho por alto ou até mesmo nem ter acesso a ficha de avaliação. Sem conhecer a fundo os desejos, problemas de saúde, limitações e aspectos da perimetria e da composição corporal do seu aluno, geram treinos genéricos…

Os treinos genéricos, tão recorrentes em academias nas fichas de treino impressas ou nas planilhas, são a causa recorde de desistência de alunos. A desmotivação acontece porque a expectativa é muito alta nas primeiras semanas, no primeiro mês. E seja por falta de tempo dos personal trainers ou falta de atenção da academia para gerir tantos alunos, o abandono e, consequentemente, a notável ausência de resultados, com o tempo acabam por afastar os alunos.

E não vamos deixar de fora os treinos prescritos na hora… A falta de tempo para se dedicar para montar a periodização, prejudica não só os resultados do aluno como também compromete a imagem do personal, que passa a ser visto como um acompanhante na hora de realizar os treinos.

Isso gera alunos insatisfeitos porque:

Compromete a performance – Sem entender as particularidades do aluno não tem um estudo dos exercícios mais recomendados, não se analisa quais séries vão ajudar na meta pretendida, nem quais os pesos, cargas e intensidade adequados…

Dificulta a segurança – Sem analisar a avaliação física e, sem planejar e periodizar, as chances de provocar uma lesão ou esgotamento físico são muito maiores…

Destrói a expectativa – O aluno não vê o comprometimento na prescrição de treinos, no acompanhamento, e perde a confiança no personal e passa a ver como impossível os resultados que desejava alcançar.

As 3 principais causas que geram os problemas citados são:

1 – A Falta de Aprofundamento Teórico – Falta a análise das capacidades físicas como flexibilidade, força, resistência e velocidade, definição do número de séries, de pausas, número de sessões, repetições, definir pesos, cargas, intensidade do treino e etc.

2 – Processo de prescrição de treino lento – São muitas opções de exercício disponíveis, por isso é necessário lembrar nomes, pesquisar imagens e cadastrar estes dados para enviar para o aluno, pois não há um banco de exercícios, além de precisar usar diferentes programas para prescrever treinos, aumentando o tempo de trabalho.

3 – Muitos documentos para gerenciar – São treinos e mais treinos, em documentos do Word ou planilhas do Excel, salvá-los e mantê-los organizados é um desafio. Além de ter que escolher enviar por email ou whatsapp dependendo do aluno, sem falar na exportação de arquivos que abrem em um computador, mas não em outro…

Se você está passando por algum destes problemas, aqui vão algumas dicas para se sobressair.

Como montar um treino eficiente para os seus alunos

1 – Adquira expertise

Aprender nunca é demais, por isso esteja sempre atento às novas tendências, seja fazendo um novo curso ou se informando através de artigos e conteúdos na internet.

2 – Escolha um nicho para atuar

Se você deseja ser reconhecido e aumentar seu faturamento, tente se posicionar no atendimento a um público definido: idosos, mulheres, atletas… Montar treinos ficará mais fácil, além de construir o seu nome como especialista.

3 – Tenha a Avaliação Física como ponto de partida

Antes de montar um treino, conheça a fundo o seu novo aluno, além de aumentar as chances de proporcionar um resultado satisfatório, você mostrará comprometimento e transmitir mais confiança na prescrição.

4 – Concilie os treinos com as metas dos seus alunos

Conheça as dores e os anseios do seu aluno, dessa forma você e ele estarão lado a lado em busca de um objetivo em comum, resultando na satisfação e fidelização do seu cliente.

5 – Construa a sua própria metodologia

Desde o fechamento do contrato até a entrega de resultados, construa um processo que demonstre a qualidade do seu trabalho e principalmente o seu comprometimento e seriedade.

6 – Tenha um banco de exercícios para otimizar seu trabalho

Dessa forma poderá poupar tempo procurando nomenclaturas e fotos para ilustrar um exercício para o seu aluno.

7 – Escolha uma ferramenta que unifique seus processos

Escolha um software ou aplicativo, existem vários no mercado que podem te ajudar a fazer a gestão dos seus alunos sem precisar usar diferentes programas e salvar um monte de documentos.

8 – Encontre uma forma prática de entregar os treinos prescritos

Saia do convencional e deixe para trás as fichas impressas e planilhas enviadas. Com exercícios ilustrados seu aluno poderá ter um melhor aprendizado, reduzindo o retrabalho de explicar um exercício novamente.

9 – Sempre motive seus alunos

Reúna seus alunos e promova um ranking de desafio, seja para perda de peso ou ganho de massa, treinos realizados, etc. Premie seus alunos e mostre a importância que eles têm para você, pois ser personal vai muito além de só prescrever treinos.

10 – Mostre os resultados da sua consultoria

Através de gráficos de desempenho, fotos nas avaliações, mostre ao seu aluno a evolução, faça-o perceber que o seu trabalho está sendo efetivo, mas reforce a determinação e disciplina dele.

Agora que você já viu como montar um treino eficiente que tal agregar valor a sua consultoria criando uma plataforma de streaming com seus treinos estilo Netflix?

Usando a Nexur você pode criar vários programas de treinos e assim escalar suas vendas. Mas como criar algo parecido com uma plataforma de streming?

É muito simples…

Você vai definir um foco, um nicho para criar o seu programa, por exemplo Slim 40, um programa para as pessoas que já estão na casa dos 40 manterem o corpo em forma com saúde. Neste programa você vai incluir os treinos específicos para o alcance deste objetivo. Você vai montar um programa com esses treinos e criar um produto de recorrência mensal com o programa anexado.

Assim você vai vender o programa pelo link de pagamento e quando o aluno comprar já vai receber por e-mail login e senha para acessar o app e ao acessar já vão estar lá os treinos do programa, pois o aluno será criado e vinculado ao programa automaticamente.

Semanalmente/ quinzenalmente/ mensalmente, ou como preferir, você pode acrescentar novos treinos, aulas em vídeos e até aulas ao vivo apenas para aquele grupo de pessoas assinantes do programa. Nesta mesma pegada você pode criar uma variedade de programa de desafio e ter programas com finalidades e objetivos diferentes.

E o melhor, após criar os produtos com os programas anexados, você pode divulgar os links de compra por WhatsApp, na Bio da sua página no Instagram e Facebook, no seu site se tiver, tudo de forma prática, rápida e principalmente segura pois os seus recebimentos serão pela Nexur.

Muito legal né?!

Abaixo temos um vídeo para você visualizar um pouquinho do que foi dito:

Talvez também goste de saber que é possível implementar tudo isso em minutos, através de uma ferramenta inteligente que vai além de montar um treino, com o aplicativo e o sistema web Nexur é possível:

    • Fazer toda a gestão de seus alunos em um único sistema,
    • Acabar com a tormenta de salvar documentos e planilhas em diversas pastas;
    • Diminuir drasticamente o seu tempo de trabalho;
    • Possibilitar a você escalar suas vendas;
    • E entregar treinos muito mais rápido.

Saiba agora como a plataforma Nexur pode te ajudar, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.