Marketing para personal trainer – Dicas valiosas de Marketing Digital

Porque o Marketing para personal trainer agora é tão necessário?

51,6% da população adulta de 25 a 39 anos declara a falta de tempo como principal motivo de não praticar um esporte ou atividade física. (IBGE)

E este é o número de buscas no Google pelos termos de consultoria online e personal trainer por mês:

A importância do marketing para personal trainer

São milhares de pessoas procurando pelo seu serviço, e você sem vender nada.

Enquanto isso você continua cobrando um preço muito baixo pela sua consultoria ou até sem conseguir encontrar novos alunos e pagar suas contas.

O que não te contaram na faculdade é que você vai precisar de mais do que conhecimento teórico para conseguir se sobressair no mercado.

Por isso listamos aqui o que você precisa para alavancar sua consultoria através do marketing para personal trainer e dar dicas de ferramentas para aplicar na prática.

E vamos começar pelo principal!

1 – A essência do marketing para personal trainer – O Branding 

Está ligado ao posicionamento que você deseja alcançar na mente do seu público, ao seu propósito como profissional e aos seus valores.

Branding, derivado de brand, significa “marca”, em inglês.

Para começar a colocar em prática o marketing para personal trainer é preciso, antes de tudo pensar em você mesmo como uma marca.

Escolhendo um Nome e Logomarca

Créditos: Freepik

Você poderá construir a marca da sua consultoria com base no seu nome, sobrenome, em um nome criativo, em um nome descritivo do seu trabalho, do seu nicho de atuação. Você pode ler um pouco mais sobre o processo de naming clicando aqui.

Após a escolha do nome vem a criação da sua logomarca. É claro que não preciso dizer que o ideal é deixar com um profissional.

Mas se você está começando e não tem recursos para isso, pode se inspirar em logos pela internet em sites como Pinterest, Behance, e criar a sua logomarca usando o Canva, uma ferramenta grátis de design gráfico, fácil de usar.

2 – O seu Site

Como eu já te mostrei lá no começo, as buscas no Google para personal e por consultoria online estão crescendo, e para ser achado você precisa ter o canal básico, mas muito poderoso do marketing para personal trainer, um site.

  • A estrutura ideal

Nele você precisa incluir muito mais do que sua formação e experiência profissional.

Pense no site como uma carta de vendas, estruture de forma que o seu cliente consiga saber:

  • Quem é você, para isso invista em uma foto profissional
  • O que você faz de melhor
  • Qual a sua expertise
  • Mostre que entende os problemas, as dores do seu cliente
  • Quais os seus pacotes ou valores 
  • Mostre depoimentos dos seus alunos falando sobre a transformação que o seu trabalho proporcionou (especialmente em vídeo) 
  • Link para suas redes sociais
  • Se possível, adicione um link ou plugin para seu Whatsapp
  • Chame para a página de contato
  • Como atrair clientes para o seu site

Para ser achado pelo seu cliente é ideal estar entre as primeiras 10 colocações dos resultados de pesquisa. 

Para isso você precisa adicionar palavras-chave relevantes para o seu público nos textos do seu site.

Através do Google Adwords (o planejador de palavras-chave do Google), é possível descobrir quais os termos mais buscados pelo seu público ideal.

Estes são alguns exemplos de termos que podem levar muitos visitantes para o seu site e gerar vendas:

Marketing para personal trainer - Os melhores termos para o seu site

Para ajudar a levar mais pessoas para o seu site, a próxima etapa é essencial.

3 – Tenha um Blog

Essa é uma das principais ferramentas de marketing para personal trainer e a número 1 utilizada por especialistas de marketing em todo o mundo.

Com as palavras-chave certas e com um conteúdo relevante você pode conseguir chegar a um novo patamar: Parar de correr atrás de clientes e formar a sua lista de espera.

Além de agregar valor a sua marca, você ainda gera visitantes para o seu site, e conteúdo também para suas redes sociais.

Nele você poderá escrever sobre dicas exclusivas de treino, alimentação, tendências da área fitness e muito mais.

E se você ficar sem ideia do que escrever, poderá usar ferramentas como: Google Trends, Google Ads, SemRush, Ubbersugest…

Termos mais buscados para personal trainers
TERMOS – NÚMERO DE PESQUISAS MENSAIS

Uma boa dica na hora de escolher onde criar seu site e o seu blog é escolher o WordPress

Nele você poderá configurar seus posts de forma otimizada.

Marketing para personal trainer - O site

4 – Canal no Youtube

Se você não leva jeito para escrever para um blog, outra alternativa é gravar vídeos.

  • Opções de temas para vídeo

Você pode publicar vídeos sobre como executar exercícios, dicas de treino, alimentação saudável, vídeos de inspiração, tendências de tipos de treino, vídeos de depoimentos de alunos, pode gravar séries de exercícios e compartilhar apenas com seus alunos ou até mesmo compartilhar como teste para novos clientes conhecerem a sua metodologia de trabalho.

Crie uma imagem bem chamativa para a miniatura personalizada do vídeo. Você pode criar no Canva.

Adicione um título interessante e que faça o usuário clicar.

Exemplos: 

  • Treino Em Casa Para INICIANTES! (MUITOS RESULTADOS) | Camila Sachs
  • 5 EXERCÍCIOS QUE TODA MULHER DEVE FAZER | XTREME 21
  • O MELHOR TREINO PARA COSTAS E BRAÇOS DEFINIDOS FEMININOS! SÓ MULHERES
  • O TREINO QUE TODA MENINA PRECISA FAZER | TIME ABEGIRL
  • BUMBUM NA NUCA | TREINO COMPLETO DE GLÚTEOS

Na hora de subir o vídeo, poderá escolher quem pode visualizar:

Além disso, você deve dar uma atenção especial as configurações que podem rankear melhor o seu vídeo:

Marketing para personal trainer usando o Youtube

E depois analisar como está o desempenho dos vídeos publicados, assim você saberá de quais assuntos seu público mais tem gostado.

5 – Rede Social – Instagram

Não é necessário ser expert em marketing para personal trainer para perceber o que vem dando resultados para os profissionais da área.

Então vamos começar falando sobre a rede social mais indicada para personal trainer, o Instagram.

Se você ainda tem dúvida, saiba que de acordo com pesquisa do ecommerceCEO:

“O Instagram tem cerca de 58 vezes mais engajamento por seguidor do que o Facebook”.

A vantagem não é apenas pelo engajamento, mas também os recursos que você pode usar a seu favor.

São eles:

  • Perfil corporativo

Nele você poderá ver informações que farão toda a diferença para engajar seus alunos.

Estratégia de marketing para personal trainer usando o Instagram

Note que na Bio há um espaço para inserir o site, caso você não tenha um site, é possível inserir um link direto para o seu WhatsApp. Clique aqui para saber como.

Clicando nas três barras laterais você terá acesso a informações importantes como:

Além de outros recursos como:

Destaques – Para deixar claro sua metodologia, o antes e depois de seus alunos, sua experiência, um pouco sobre sua vida, etc.

Hashtags – Para atrair o público certo e filtrar o seu público por interesse e região.

Stories – Para contar sobre seu trabalho, dia a dia, rotina de treino, seus alunos.

Enquetes – Para saber quais assuntos seu público mais gosta, quais problemas você pode abordar para ajudá-los.

Lives – Para se relacionar com seu público, dar dicas, gerar autoridade, fazer promoções ao vivo.

IGTV – Para vídeos mais longos e também onde você pode inserir séries de treinos que podem atrair um público interessado no seu atendimento ou consultoria.

Além disso você também pode patrocinar seus posts para conseguir melhor engajamento, e para alcançar um público mais qualificado para pagar pelo seu serviço, você não precisa ter uma verba tão grande para alcançar mais pessoas na sua cidade por exemplo.

Saiba mais sobre como patrocinar clicando aqui.

Agora vamos para a ferramenta que costuma ser o último ponto de contato, e responsável por fechar grande parte dos contratos.

6 – WhatsApp – Seu ponto de contato

O aplicativo tem sido uma poderosa ferramenta de marketing para personal trainer.

Tanto no perfil pessoal quanto no perfil Business.

No perfil Business você terá vantagens como:

  • Inserir seu endereço, website, categoria de serviço e horário de atendimento
  • Mensagens automáticas
  • Etiquetas para organizar e categorizar os atendimentos

Mas se você não pretende utilizar o perfil comercial, a conta pessoal já tem bastante recursos que você pode utilizar, como:

  • Status – Você pode colocar informações sobre seus pacotes de consultoria, fotos de antes e depois dos seus alunos, frases de inspiração, contar sobre o seu dia, gravar vídeo selfie chamando para participar de uma aula promocional, o link para sua página da rede social ou para o seu site, etc.
  • Lista de transmissão – Você pode inserir formulários no seu site para pegar contatos e enviar vídeos do seu canal, artigos do seu blog, convidar para seguir sua página nas redes sociais, enviar promoções imperdíveis, etc.
  • Grupos – Você pode formar um grupo para seus alunos ativos e também criar um grupo com dicas de saúde para as pessoas da sua academia ou da sua cidade, quanto maior for o público, melhor você poderá construir sua autoridade e mostrar seu trabalho.

A próxima ferramenta vai te ajudar a começar a consolidar sua marca de sucesso e sua metodologia e a gerir melhor os seus alunos mais alunos, principalmente para consultoria online.

7 – Tenha o seu próprio aplicativo

Estratégia de marketing para personal trainer - Saiba como ter seu próprio aplicativo.

Você pode começar a construir a sua marca de sucesso, através da consultoria online ou atendendo alunos presencial com um serviço personalizado por aplicativo.

O aplicativo para personal vai te ajudar a gerenciar seus alunos, montar treinos mais rápido, inserir séries, avaliações, organizar aulas.

Mas, mais do que isso…

Você poderá montar sua estratégia de Marketing e a sua metodologia apoiada em um aplicativo com o seu nome para o seu aluno baixar (e não com o nome de uma marca que ele nem conhece).

O seu app estará exposto na maior vitrine de apps do mundo, na Apple Store e Play Store.

Seus alunos poderão baixar o seu aplicativo para visualizarem os treinos ilustrados por gif, imagem ou seus vídeos do Youtube, Gráficos comparativos de desempenho, Avaliações físicas, participar de Ranking de Desafio promovido por você, ver o Calendário de treinos realizados e que ainda estão por vir, enviar Feedbacks do que achou do treino…

Tudo isso com o seu nome e com a sua logomarca.

Você pode começar hoje a parar de cobrar um preço injusto pelo seu trabalho e traçar uma estratégia inteligente para atrair alunos e entregar o melhor do seu trabalho com o seu aplicativo.

Aplicativo próprio para personal trainer - Com seu nome e logomarca

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