Personal, você gostaria de descobrir como vender mais pelo Instagram? Acredito que a resposta é sim.
E a sua pergunta seguinte seja: “Como?”
Para muitos personais, vender consultoria online pelo Instagram não é fácil e muitas das vezes, nem sequer conseguem vender.
É difícil ver outros personal trainers tendo engajamento, comentários com pedido de orçamento, com vendas esgotadas e vários seguidores, enquanto sua página está indo devagar.
Talvez você, caro personal, também esteja passando por essa situação.
Posta todos os dias, está sempre ativo nos stories, divulga seu whatsapp, faz promoção toda semana, faz desafio todo mês, faz pacote com treino e dieta mais barato, e mesmo assim as vendas não acontecem ou ficam sempre abaixo da sua meta, da sua expectativa.
Você teve a ideia de começar uma consultoria online, investiu seu tempo estruturando a sua metodologia, trabalhou horas a fio… E na hora de divulgar não tem o resultado desejado.
A caixa de Directs continua vazia, nenhum comentário relevante nos posts, poucas visualizações nos Stories. A realidade é de pouco ou nada de engajamento.
Mas hoje quero te convidar a imaginar um outro cenário:
Imagine abrir hoje o Instagram e ver vários pedidos de orçamento no seu Direct ou envios de comprovantes de pagamento de quem comprou o seu plano de consultoria.
Imagine ver seus posts com alto engajamento e com comentários de pessoas realmente interessadas na sua consultoria online. Não só emojis vazios ou comentários de parentes e amigos.
Posso te dizer que tudo isso é possível.
Você terá acesso a dicas poderosas e práticas que funcionam e que podem transformar o seu Instagram em um canal de vendas para sua consultoria online.
A primeira coisa que preciso te dizer é que para escalar as suas vendas de consultoria online usando o Instagram, você precisa jogar o jogo dessa rede social e usar as funcionalidades ao máximo.
O segundo ponto é que para vender mais você precisa:
1 – Atrair mais pessoas qualificadas para comprar seus planos
2 – Engajar seus seguidores com conteúdo de valor e que constrói a sua autoridade e,
3 – Fazer a sua oferta
Pra fazer isso será preciso investir tempo para fazer alguns ajustes na sua página do Instagram.
Na primeira dica vou te ensinar a parar de se basear apenas nas curtidas e comentários e começar a ter uma visão completa de quem é o seu público.
1. Como vender mais pelo Instagram usando as métricas
Assim como você vê os dados da avaliação física para verificar se o seu aluno está tendo resultados, no Instagram é a mesma coisa. Mas você não consegue isso usando uma conta Pessoal.
Alterando sua conta para Perfil Comercial você terá acesso a 3 funções valiosas:
Relatórios – Você terá acesso a dados essenciais como:
- Quantas pessoas acessaram seu perfil
- Quantidade de cliques no seu link da bio, stories, endereço e email
- Dados sobre os seus seguidores: gênero, idade, localização, horário em que estão ativos na rede social
- Número de impressões e alcance dos seus posts
- Quantidade de vezes que responderam aos seus stories, comparação e performance entre as publicações
Botão Interativo – Você poderá adicionar botões direcionando para sua localização, email ou seu telefone.
Patrocinar – Terá a opção de fazer anúncios dos posts que achar mais relevante ou de uma promoção/desafio novo.
“Ativando o Perfil Comercial você aumenta consideravelmente suas chances de vender consultoria online pelo Instagram pois terá informações valiosas do seu público, dos horários em que estão online, de como está seu engajamento real, aumenta seus pontos de contato e pode começar a potencializar seu alcance através de anúncios.”
2. Foto de Perfil – Sua imagem é seu cartão de visita
Escolha sua melhor foto. E se não tiver alguma em que se sinta confiante, converse com um fotógrafo.
Sabemos que a imagem de perfil não é o detalhe mais importante, mas já ajuda a transmitir mais profissionalismo e construir uma imagem positiva na mente do seu público.
Prefira mostrar o seu rosto de forma clara, seja em fundo branco, preto ou com uma paisagem ao fundo como por exemplo, em uma academia.
Se preferir, também pode vestir o seu uniforme para passar mais credibilidade.
Mostrando seu sorriso ou com uma pose séria, escolha mostrar sua personalidade, pois isso já pode gerar identificação com o seu cliente.
Outra possibilidade também é colocar como foto de perfil o seu logotipo.
Assim você já mostra o nome da sua empresa, metodologia ou programa de treino.
O recomendado é que ela esteja em boa resolução e verifique se a fonte ou desenho está legível.
3. A bio perfeita – Mostre seu diferencial de cara
O texto da Bio já é pequeno, justamente para que você coloque lá apenas informações importantes.
O que você precisa pensar é se o texto atual está atrativo o suficiente para seu público.
Não coloque todo o seu currículo lá, a menos que você tenha cursos que o seu público entenda como vantagem.
Aqui vão alguns exemplos de como vender mais sua consultoria online de treino pelo Instagram chamando a atenção logo de cara pela sua Bio:
Sua Promessa: Ajudo mulheres de 40 anos a alcançar o corpo dos sonhos
Habilidades: Especialista em treinamento para emagrecimento
Programa de Treinamento: Participe do Desafio Verão: Seca em 30 dias
Construção de autoridade: Campeã de Bodyfitness – Personal Trainer
Estes são apenas alguns exemplos.
O importante é estruturar sua apresentação sempre com foco no cliente, mostrando de forma clara qual benefício ele terá se escolher você.
4. Link na Bio – Direcione seu cliente
Use este campo a seu favor para dobrar suas chances de vender sua consultoria online pelo Instagram.
Você pode colocar o link direto para seu whatsapp, seu site ou página de pagamento.
E também tem a possibilidade de multiplicar os pontos de contato usando um só link.
Com o Insta Pages da Plataforma Trainer On, é possível personalizar uma página exclusiva colocando todos os links que você achar mais importante para facilitar a venda.
5. Use os destaques de forma estratégica
Esse é o espaço onde você pode falar mais sobre o seu trabalho, sobre você e sobre os benefícios que pode proporcionar.
Além de mostrar os resultados do seu trabalho, através de fotos de antes e depois dos seus alunos, e até mesmo de depoimentos deles sobre a mudança causada pelo seu trabalho.
Você pode inserir também stories explicando como funciona o seu método, em quanto tempo é possível atingir resultados e como o cliente pode fazer parte mostrando os valores ou apenas incluir as condições de pagamento.
Se você já utiliza o aplicativo para Personal Nexur, você pode colocar vídeos mostrando como os seus alunos receberão os treinos por app de forma fácil, ilustrada e personalizada.
Se você quiser dar uma leveza e proporcionar mais conteúdo, também pode incluir receitas fit, dicas de exercícios, mostrar o seu dia a dia, mostrar sua alimentação, etc.
6. A hashtag certa atrai seu público
As hashtags podem ser uma forte aliada na hora de alcançar novas pessoas no Instagram.
É possível até mesmo dobrar o alcance do seu post apenas por causa das hashtags.
Para conseguir vender mais pelo Instagram a estratégia mais inteligente pelas hashtags é não usar sempre as mesmas, pois há uma grande possibilidade do Instagram achar que você é um robô.
Outra recomendação é colocar as hashtags bem separadas da legenda através de pontos ou colocar no primeiro comentário do post.
Use esses 4 tipos de Hashtag:
Nicho – #personaltrainer #coachesportivo #preparadorfisico
Assunto – #personalonline #consultoriaonline #treinoemcasa
Localização – #brasilia #saopaulo #saoluiz
Sua marca – #timedopersonalfulano #secaem30 #projetoverao
Outra dica é analisar o nível de concorrência da hashtag.
É mais fácil conseguir ficar nos destaques e atrair mais pessoas para o seu perfil usando a hashtag #consultoriaonlinedetreino que tem 1000+ publicações do que com a hashtag #personalonline que tem 28.7K de publicações.
7. Vídeos: Use essa arma a seu favor
A tendência de 2020 é que os vídeos venham com mais força.
Seja no feed ou nos stories o engajamento de vídeos é comprovadamente maior, além de ter uma melhor performance também. O ideal é que você mostre seu rosto para que a sua audiência te conheça.
Você pode utilizar o novo recurso do Cenas para gravar e editar vídeos de treino dos seus alunos ou de você mesmo ensinando algo de valor para sua audiência. Usuários já afirmam que utilizando o Cenas seu stories teve um alcance 2x maior.
O IGTV é ideal para gerar autoridade, uma vez que você pode falar de assuntos de forma mais aprofundada sobre o que interessa ao seu público.
Exemplos de assuntos: Como treinar evitando lesões, A forma correta de executar este exercício, Dicas de treino para gestantes, 7 Motivos que impedem mulheres de emagrecer, Como vencer a falta de disciplina, Erros ao executar agachamento.
Dica Bônus: Use o recurso Melhores amigos para vender sua consultoria online pelo Instagram
Esta é uma forma de engajar e gerar ainda mais valor.
Utilizando a função melhores amigos do Insta, você pode selecionar pessoas específicas para ver seus stories exclusivos.
Lá você poderá postar dicas valiosas, montar desafios restritos e levar sua audiência a ver você como uma autoridade e consequentemente, levar a compra.
Uma ótima abordagem seria disponibilizar um treino do app para seus seguidores, disponibilizando o login e senha para testarem por 1 semana, assim você os motiva a continuar evoluindo e comprar sua consultoria.
Agora que você já conheceu alguns truques de como vender mais pelo Instagram, acho que vai gostar de saber que pode agregar ainda mais valor e facilitar o processo de venda, mostrando que a sua consultoria online é feita de forma totalmente personalizada.
Fica muito mais fácil vender sua consultoria online de treino quando você pode mostrar de forma tangível os benefícios e como o aluno pode atingir resultados.
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Se eu assinar uma plano inferior e depois posso passar por um plano superior?
Olá Adriana,
Sim, você pode migrar de plano a hora que desejar e não perderá nenhum dado já cadastrado.
Basta enviar um email solicitando o upgrade de plano.
Att,
Cecília Rodrigues